Ano I - N° 2
Brasil, novembro de 2002. 

É com muita satisfação que damos continuidade ao nosso SISCORP News 2ª edição.
Agradecemos a todos pelo feed back positivo que tivemos pois, foi gratificante saber, através de nossos clientes e prospects que conseguimos atingir o objetivo de levar nosso nome e algumas informações à vocês e é por este motivo que acreditamos que o mais importante é estarmos sempre presentes não só fisicamente mas também virtualmente. Nosso maior objetivo é continuarmos mostrando, sempre, que a Siscorp foi, é e sempre será, não apenas mais uma empresa prestadora de serviços, mas "a Empresa", aquela que sempre honrou com seus compromissos com o maior diferencial de mercado: qualidade e excelência no atendimento.



SIG - Siscorp Internet Gateway


Em um universo globalizado, a atualização e a capacidade de adaptação às novas tendências do mercado são indispensáveis para qualquer empresa que queira, mais que sobreviver, sobressair-se. A atitude de superar-se e inovar, ousando mais que os concorrentes, é a base que nos norteia tecnologicamente.
Ciente destas metas, a SISCORP, após um longo período de investimento e pesquisa lança no mercado o SIG - Siscorp Internet Gateway, a única ferramenta capaz de ler, alterar e gravar informações em bases de dados U2 on-line, por meio de ferramentas gráfica de programação, tais como Visual Basic, ASP, Delphi, Java etc. Isto tudo sem o uso de bases intermediárias ou de gravação de dados em formato texto em qualquer outra parte, que não diretamente nos arquivos U2. O SIG é um driver de comunicação que dispões as informações do U2 em ambiente Internet, mas com um diferencial incompatível para os desenvolvedores U2: a maior parte da programação pode ser feita em padrão Basic U2.
Com um servidor U2 no sistema operacional que melhor se adapta ao cliente, um servidor Web e o driver de comunicação SIG devidamente instalado, saímos do desenvolvimento em ambiente Texto para o Gráfico, sem o menor prejuízo ou problema para os usuário ou profissionais de
desenvolvimento.

 CASE:                    
              

 

Projeto CIEE - SISCORP

O CIEE é uma Organização Não Governamental, que atua desde 1964, em todo o território nacional, fazendo a integração dos jovens estudantes ao mercado de trabalho, através de estágios nas empresas. O CIEE administra hoje mais de 200 mil estágios nas suas 160 unidades, 20 delas no estado de São Paulo.
O CIEE administra os programas de estágio das empresas, cadastrando os estudantes, abrindo as oportunidades de estágio nas empresas, encaminhando os estudantes para as entrevistas, auxiliando nos p
rocessos de seleção e contratação e ainda acompanha todo o estágio do estudante. Nosso processo é todo informatizado, tornando a infra-estrutura de dados vital para a boa operação da empresa.
Iniciamos há quatro anos, o processo de conexão e informatização de nossas unidades, distribuídas por todo o território nacional, a partir do qual criamos uma infra-estrutura de sistemas capaz de suportar toda a nossa operação de forma automatizada. Além da agilidade incomparável, o principal ganho foi a padronização dos procedimentos.
Nosso projeto de informatização teve duas fases distintas e igualmente importantes, sendo a primeira de criação dessa infra-estrutura e a segunda fase a de abertura das nossas informações aos nossos fornecedores e clientes. Nessa segunda fase, o produto SIG (Siscorp Internet Gateway) da SISCORP foi uma peça fundamental.
O CIEE utiliza como banco de dados principal o Unidata, produto da IBM, representado pela Siscorp rodando em plataforma Sun/Solaris. A grande vantagem do produto é facilidade de desenvolvimento e o alto desempenho, requerendo muito pouco recurso de hardware. Já a plataforma Unix, permite uma facilidade de conexão de baixo custo que permitiu a rápida distribuição dos sistemas para todas as nossas unidades.
Já na segunda fase, iniciada a dois anos atrás, onde decidimos "abrir" nossas informações para "fora do CIEE", o produto SIG (Siscorp Internet Gateway) acelerou todo o processo de desenvolvimento. Desenvolvido para ser uma OCX, ele permite que aplicações Windows (ASP/Visual Basic/Excel), acessem diretamente o Unidata. Com isso, ganhamos uma liberdade de desenvolver a camada de aplicação em "qualquer" linguagem, acessando e principalmente atualizando em tempo real, todas as informações dos nossos bancos de dados.
A partir da "descoberta" desse produto, criamos serviços interativos para Empresas, Escolas e Estudantes, equipamentos de Auto-atendimento para instalação em Escolas, e, sistemas de Auto-atendimento para uso nas próprias instalações do CIEE.
Nossas 11 servidoras ficam na nossa sede no Itaim, e hospedam toda a base de sistemas, bancos de dados, servidores de páginas e e-mails enquanto que nossos usuários podem estar em qualquer lugar do Brasil ou mesmo do mundo.
Dois anos atrás, um estudante de uma cidade do Amazonas, interessado em conseguir um estágio pelo CIEE, tinha a opção de dirigir-se a uma das unidades mais próximas: Rio Branco/AC, Manaus ou Porto Velho/RO, com distâncias que podiam chegar a 1.000km!
Com a criação dos serviços no nosso Portal na Internet, o CIEE diminuiu consideravelmente essa distância. Através dele os estudantes e as empresas podem se cadastrar, verificar e abrir vagas de estágio e se auto-encaminhar a elas, de qualquer localidade do Brasil, sem deslocamento físico às nossas unidades, e o melhor de tudo, mesmo em cidades onde o CIEE ainda não tem unidades.
Depois da criação dos serviços interativos no nosso Portal, nossa média de page views passou de 40.000 mensais para 150.000 diários.
Nosso volume de atendimento está sendo tão grande, que o portal já pode ser caracterizado como a Unidade Virtual do CIEE. Só os estudantes encaminhados pela Internet representam 27% do total do mês.
Além disso tudo, a integração dos sistemas e sua disponibilização na Internet permite que a menor e a maior unidade tenham a mesma força competitiva, pois os recursos disponíveis para ambas são os mesmos".

Números do site em setembro:

Pedidos atendidos pelo SOE: 1.020.95
Logins online de Estudantes: 239.181
Logins online de Empresas: 6.137
Logins online de Escolas: 690
OEs abertas / vagas: 198
Auto-encaminhamentos feitos: 17.151
(base: setembro/02)

Eduardo Barbosa Sakemi,
Gerente de Tecnologia
CIEE, Br




.NET
"... Este é nosso projeto mais ambicioso desde o lançamento do Windows há mais de uma década... (Bill Gates)"

Acreditamos que a essa altura do campeonato todos já ouviram falar algo sobre o .NET (ponto net, dot net ou como queira chamar) da Microsoft. E alguns já conhecem bem sobre esse conjunto imenso de tecnologias e conceitos. Apesar disso, esperamos adicionar alguma coisa com esse artigo que vai dar uma geral na Plataforma .NET.
A mais ou menos quatro anos atrás a Microsoft viu-se numa situação complicada. Ela desenvolvia varias tecnologias, aplicativos e linguagens, mas que não conversavam a mesma linguagem (COM, DCOM, APIs, etc). Enfrentava diversos processos, um deles por ter produzido uma máquina virtual para Java e outro por ferir as leis anti-trust dos EUA. A internet estava no auge do sucesso, mas tecnologicamente era precária e pedia para ser evoluída. Ainda viu o mercado de pcs cair e os de servidores crescer.
Brilhantemente, a empresa de Bill Gates resolveu criar uma plataforma que pegaria tudo de bom de tecnologias como o Java e jogaria fora o resto, unificaria todas as suas tecnologias nessa plataforma e ainda adicionaria padrões abertos, tudo direcionado para Internet. Criou-se a Plataforma .NET .
Hoje, a Plataforma .NET conta com um framework unificado, com suporte nativo a padrões abertos, principalmente os relacionados a Internet, como SOAP, XML e WebService. A framework ainda suporta vários tipos de clients, como celulares, PDAs e Pocket PCs, alem de dar suporte avançado a computação robusta em servidores multi-processados.
Para os desenvolvedores, a plataforma Visual Studio.NET, realmente é um diferencial, pois poucos suítes de desenvolvimento têm a complexidade e facilidades existentes nela. O framework .NET é multi-linguagem, ou seja, você pode escrever seu programa em qualquer linguagem, desde que haja o compilador compatível para a plataforma. Já são mais de 20 linguagens compatíveis, dentre elas estão o C# (C Sharp), VB, Pascal, Java (J#), JScript e Cobol, e a maioria usa o VS.NET como ferramenta de desenvolvimento. O conjunto VS.NET e o framework .NET torna o desenvolvimento de aplicativos Web muito rápido e fácil, muito diferente do que acontece atualmente.
Para melhorar ainda mais, será lançado o Windows.NET causando o mesmo impacto que causou a transição do DOS para o Windows, terá o framework embutido no seu núcleo e o novo SQL Server que terá integração total com a plataforma. E para fazer tudo isso ser transformado em lucro para as empresas, os novos aplicativos da Microsoft já saem com suporte a .NET, com destaque especial para o EAI (Enterprise Aplication Integration) da Microsoft, o BizTalk Server que possibilita a integração dos dados entre empresas.
Apesar da tecnologia e os conceitos serem relativamente novos, é apenas uma questão de tempo para que as empresas adotem a Plataforma .NET, pois há vantagens claras e retorno rápido dos investimentos, alem de contar com o suporte da maior empresa de software do mundo.

Adriana Iwazaki
David Lojudice Sobrinho
Fabio Augusto da Silva Pinto,

Equipe CobWeb
SISCORP, BR




Tecnologia de Ponta e Recursos Humanos em TI


Venho atuando há vários anos em grandes corporações, sempre na área de TI, e uma questão sempre esteve em minha mente: O que é possuir Tecnologia de Ponta em TI?
Refleti muito a esse respeito e cheguei a seguinte conclusão: possuir Tecnologia de Ponta em TI não é necessariamente adquirir a ultima versão de um software ou de uma ferramenta de desenvolvimento de ultima geração, nem um novo servidor do tamanho de uma caixa de fósforos que atende comando de voz, e muito menos um novo pacote "customizável" de gestão de negócios.
No meu entender possuir Tecnologia de Ponta é ter um sistema informatizado que atende por completo as necessidades de gestão e administração de uma determinada empresa, que integre todas as áreas, que possua uma interface amigável, que forneça informações rápidas e precisas, que agilize os processos, que seja processado em uma plataforma estável e que agregue valor (receita) ao produto final.
Já tive oportunidade de me deparar com sistemas que utilizam tecnologias ditas ultrapassadas e muitas vezes desconhecidas, mas que funcionam com uma precisão invejável e com um nível de confiabilidade incontestável. Também já vi outros sistemas desenvolvidos em plataformas de ultima geração que nem chegaram a ser implementados e que consumiram muito tempo e recursos. Ora, fica claro para mim que a forma como é conduzido o desenvolvimento e a implementação de um sistema de TI (independente de metodologia) é muito mais importante que a tecnologia e plataforma que ele utilizará. Um sistema informatizado nada mais é do que a automatização de processos manuais, utilizando ferramentas tecnológicas para agilizar esses processos e garantir o armazenamento e a integridade das informações. É evidente que um sistema bem implementado, eficiente e que utiliza ferramentas de ultima geração é o sonho de qualquer CIO, mas isso só é possível com investimento no capital humano, isso mesmo, investimento em pessoas.
As grandes empresas estão descobrindo que a "Informática" não é uma ciência exata, mas sim uma ciência humana. Um recurso bem preparado, treinado e motivado é capaz de prover soluções sistêmicas que atenderão as necessidades do cliente, independente da plataforma em que essa solução será desenvolvida. Costumo fazer uma relação não cientifica, onde atribuo 80% do sucesso de um projeto a um bom gerenciamento, à capacitação técnica da equipe envolvida e a um plano bem elaborado de implantação e 20% às ferramentas que serão utilizadas para desenvolvê-lo.
Uma ferramenta de ultima geração para desenvolvimento de sistemas informatizados não garante o sucesso de um projeto de TI. Ajuda, mas não é garantia de nada. Enganam-se aqueles gestores que acreditam que o simples fato de adquirir uma ferramenta dessas, sem levar em consideração o valor humano, estará colocando sua empresa no "TOP 10" das empresas em TI.
A cada dia chegam ao mercado vários softwares que ajudam e otimizam o ambiente de desenvolvimento e que agregam mais e mais funcionalidades aos projetos. Todo gestor de TI deve estar preocupado em se atualizar com esses novos softwares e com as novas tecnologias disponíveis no mercado, procurando sempre um produto que melhor se ajuste aos processos e as necessidades da empresa para qual presta serviços, mas, acima de tudo, deve investir na capacitação de seus profissionais, preparando-os para integrar as necessidades dos processos da empresa às novidades tecnológicas.
Concluí que existem vários fatores que levam uma empresa a dizer que possui "Tecnologia de Ponta" que não somente ferramentas de ultima geração, pois o sistema e os processos da organização devem funcionar e não há sistema de Informação que sobreviva a uma má implementação e a um profissional despreparado para desenvolvê-lo e mantê-lo, não importa qual seja a ferramenta ou plataforma utilizadas.

Adilson Ignácio Lavrador,
Gerente Executivo de Informática
AGF Brasil Seguros, Br

 




Encerramento 9 anos
Fechando as comemorações do nosso 9º aniversário, a SISCORP lançou para seus profissionais um concurso para elegermos a melhor frase sobre a empresa. O resultado não poderia ter sido melhor, todos participaram com suas frases, uma, duas ou até mais, ficando mais claro para nós o grande comprometimento e dedicação dos nossos profissionais com a SISCORP. Ficamos muitos satisfeitos com os resultados e a escolha da frase vencedora foi muito difícil. Mas chegamos a um consenso e o ganhador que levou um CD Player para casa foi "Régis de Souza Nogueira", com a frase: "Valorizamos pessoas, valorizamos idéias e geramos soluções". Parabéns Régis!!!
Abaixo as 10 frases finalistas do concurso:


  • Siscorp, 9 anos desenvolvendo talentos e criando soluções com qualidade e competência.
  • Siscorp - soluções inteligentes para um mundo em mudança.
  • Siscorp: tecnologia sem fronteiras
  • For the next generation et e-business think, we/Siscorp today - Para a próxima geração de
  e-business, pense em nós/Siscorp hoje.
  • Siscorp - dinamismo de quem quer crescer, responsabilidade de quem já é grande.
  • Siscorp - Desenvolvendo sistemas. Gerando parceiros.
  • Pense no passado. Viva seu presente e planeje seu futuro na Siscorp.
  • Siscorp, seu negócio é nosso foco principal
  • Siscorp: ações eficientes com garantia e satisfação
  • Siscorp, compartilhando conhecimento para ampliar conquistas.
  • Você escolhe Siscorp, porque você quer o melhor.
  • Siscorp, sua Companhia Inteligente
.

 

 

Visita

A SISCORP foi honrada, no dia 30 de outubro com a visita do Gerente de Tecnologia do CIEE, Eduardo Barbosa Sakemi, para conhecer nossa fábrica de software.

Reconhecimento

A SISCORP recebe do Sr. Roberto Filandra, Assistente de Atendimento a Empresas, o troféu por sua participação na 6° Expo do CIEE, em agosto de 2002.

Mídia:

 



A CECRIFE, Centro Educacional Criança Feliz, foi fundada em 1999 e tem como presidente nosso sócio diretor, Marcelo Freitas da Silva, o qual tem desempenhado um importante papel dentro da creche angariando fundos, ajudas e muito mais.
Abrace você também esta causa!

O CECRIFE é um projeto da Igreja Metodista Livre de Mirandópolis, sem fins lucrativos, que visa atender ás crianças de 3 e 4 anos da favela de Tamarutaca localizada em Santo André, oferecendo educação e cuidado enquanto suas mães trabalham.

Missão
Proporcionar às crianças um ambiente seguro que propicie situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades de relacionamento interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, bem como o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade cultural e social.

Recursos
Os recursos do Projeto são obtidos de duas maneiras:

• Pelo SISTEMA DE APADRINHAMENTO - cada criança é mantida por um padrinho que contribui mensalmente com uma quantia que é usada na manutenção do local e como ajuda de custo para os profissionais.
Por DOAÇÃO - contamos também com doações voluntárias de utensílios domésticos, móveis, brinquedos, alimentos, material escolar e de limpeza.


Atendimento
Nosso horário é de segunda à sexta-feira, das 12:00 às 17:00 horas.
Atendemos crianças de 3 e 4 anos, preferencialmente às mães que trabalham e residam na favela Tamarutaca.
Durante esse período, oferecemos educação, cuidado, higiene e alimentação através de atividades orientadas por profissionais qualificados.


CECRIFE: Rua Pedro Taques, 35
 
                 (Travessa da Av. Príncipe de Gale)

                  Vila Guiomar - Santo André
                  Tel.: (55 11) 2164885

 


Com o apoio dos nossos sócios diretores, Dawson Henriques e Marcelo Freitas, a Banda Santuário lança em 30/11/2002, seu 1º CD.
Seja você mais um convidado deste lançamento e traga também sua família para prestigiar o talento desta turma, que sem dúvida será uma explosão de sucesso!!!


Dawson Henriques de Oliveira
Sócio Diretor

Marcelo Freitas da Silva
Sócio Diretor

Silvia Marques
Gerente Comercial

Regina Porto
WebDesigner

Matriz
Av. José Caballero, 65 - 6° andar
Santo André-SP
Fone: (5511) 4990-6952

Fábrica de Software
Rua Matias Aires, 402 - andar I
São Paulo-SP
Fone: (5511) 3255-3452

Site
www.siscorp.com.br

Contato
Marketing SISCORP