Busca 
Produtos Negócios Gestão Carreira Telecom E-Business Canais


Fale com o editor
Assine a revista
Newsletter








Negócios
São Paulo, 10 de Novembro de 2003

Siscorp quer trazer padronização ao setor de seguros
 

Ricardo Cesar

A Siscorp, empresa nacional que desenvolve soluções de TI, tem uma meta ambiciosa: levar um pouco de padronização ao setor de seguros. A companhia desenvolveu o software QX, que padroniza as aplicações de cálculo de seguro que os corretores utilizam. O programa faz desde a concepção do produto até a emissão da apólice.

Para desenvolver a solução, a Siscorp pesquisou os sistemas utilizados pelas dez maiores corretoras nacionais e reuniu as melhores caracter­sticas de cada um. A idéia é convencer os corretores sobre as vantagens técnicas do produto e, aos poucos, transformar o QX em um padrão para cálculo de seguros.

"Atualmente, se o corretor trabalhar com seis seguradoras, precisa ter seis software diferentes", diz Dawson Henriques de Oliveira, sócio-diretor da empresa. "O mercado de seguros ainda não fez um movimento de padronização como os bancos fizeram há muito tempo", afirma o executivo.

A maior dificuldade que a Siscorp enfrenta é vencer a barreira cultural dentro das seguradoras. "Muitas temem perder a individualidade", diz Marcelo Freitas da Silva, sócio-diretor da Siscorp. "O departamento de TI das seguradoras também receia perder os investimentos já feitos em sistemas próprios."

Para vencer essas barreiras, a Siscorp aposta nas caracter­sticas técnicas do QX e na vantagem que um sistema padronizado representará para os corretores. Para isso, a empresa está fazendo encontros com o sindicato dos corretores a fim de convencer esses profissionais sobre as vantagens de um sistema padronizado.

 Ricardo Cesar
 10/11/2003


-







IDG IDG Now! JobUniverse Computerworld PCWorld World Telecom Webworld E-Gov


Copyright© 1997/2003 IDG Computerworld do Brasil Serviços e Publicações Ltda.
Todos os direitos reservados.